É meu dever, como gajo de ciência, fazer referência neste meu espaço à, porventura, maior experiência científica do nosso tempo. Falo daquele colisor de partículas (LHC - Large Hadron Collider) de 27Km de circunferência cujo funcionamento arrancou ontem de manhãzinha, na fronteira franco-suiça. Fica aqui uma explicação menos entediante:
Certo é que o custo desta "brincadeira" é realmente astronómico.. 10 biliões de dólares fazem muita falta a muita gente neste mundo. No entanto se há coisa que une toda a raça humana é a nossa origem e, consequentemente, a origem do Universo e como este "funciona".
Mas o que realmente vai ser feito? Essencialmente esta experiência vai trabalhar com feixes de protões que vão colidir entre si. Como a força de repulsão entre protões é muito forte, as partículas têm de ser aceleradas para ganhar suficiente energia para que possam colidir. Destas colisões espera-se que sejam observadas novas partículas elementares que possam explicar - ou confirmar as suspeitas de - determinadas teorias sobre o Universo. Uma dessas partículas teorizada, mas nunca detectada, é a partícula de Higgs - ou partícula de Deus. A existência desta partícula seria um grande passo para uma Teoria Unificada, que pretende unificar as 4 forças elementares: electromagnetismo, força nuclear forte, força nuclear fraca e gravidade. Também poderia explicar porque a força da gravidade é tão fraca comparada com as outras 3... Mas tanto poderá existir, como não. Se não existir... back to the blackboard para arranjar novas explicações. Também se pretende descobrir para onde foi toda a anti-matéria que existia por altura do Big-Bang, já que teoricamente por toda a matéria que existe deveria existir anti-matéria na mesma quantidade, e esta não é observada.
Nestas colisões também se esperam obter micro buracos negros, daí todo o receio enfatizado pelos media de que o mundo poderá acabar, engolido por um (buraco negro)! :) Não tenho opinião formada, porque não sou formado nisto. Mas não deixem para amanhã o que podem fazer hoje! LOL
Entrando mais um bocadinho na minha área, está a ser construído o LHC Computing Grid, que pretende juntar os maiores super-computadores do mundo para processar os enormes volumes de informação que decorerrão destas experiências. Nós, simples plebeus, também podemos contribuir com o LHC@home, que consiste num programazito que o nosso computador corre quando não está a ser utilizado (em screen-saver, por ex.), obtendo informação do LHC, processando e devolvendo-lhes o resultado. Neste caso, funciona essencialmente com a simulação do comportamento de partículas antes das experiências serem executadas. Não teremos informações concretas das experiências nos nossos computadores.
Certamente que teremos mais notícias do LHC em breve.. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário