quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Escravatura Moderna...


A escravatura, tal como a conhecemos, foi extinta já há mais de uma centena de anos.. pelo menos oficialmente! Mas enganem-se se pensam que ela não existe... Existe, mas dissimilada no formato das sociedades económicas modernas.

Aqui irá assentar o motivo deste post: Hoje em dia precisamos de dinheiro para viver e praticamente tudo gira à volta do dinheiro. Exceptua-se tudo o que é do foro emocional e cognitivo. Não precisamos dinheiro para sentir nem pensar.

Peguemos então - para começar por algum lado! - no caso da nacionalização do BPN. A dada altura de uma das notícias dizia-se que o estado possuia uma conta à ordem da Segurança Social com cerca de 200 milhões de euros. Com isto pretendo dizer que o Estado (e podem generalizar à vontade) não tem um cofre-forte onde guarda todo o dinheirinho que lhes damos com os nossos impostos. Todo esse dinheiro é depositado em Bancos.

Faço aqui um parêntesis e digo que os Bancos não são obrigados a ter em caixa todo o dinheiro que está depositado nas suas contas - imaginem se fossem, os cofres deitavam por fora. Pelo que vi, nos EUA são obrigados a ter 10% desse valor. Em Portugal deve ser uma coisa parecida...

Qual é a principal função dos Bancos? Guardar dinheiro? Sim.. mas eles não lucram com isso. Lucram a "emprestar" dinheiro com créditos para isto e para aquilo. E todos os dias somos bombardeados com taxas de juro (Euribor, etc.) para aqui e para ali. Todo o dinheiro que emprestam é acrescido de juros, que terão de ser devolvidos ao banco.

Neste fio condutor, já nos podemos aperceber que os Bancos emprestam o dinheiro que é de todos nós. Mas isto não me parece que seja novidade, por mais rídiculo que seja. Mas aqui já se pode "cheirar a esturro". Eles emprestam o dinheiro que está depositado nas contas com a forte certeza (ou não!) de reaverem esse dinheiro no futuro e mais uns trocos (os juros que lhes dão lucros). Eles apenas são obrigados a possuir em caixa a tal percentagem de que falei há pouco.

Agora imaginem que toda a gente se lembra de levantar todo o dinheiro que tem depositado! Os Bancos vão à falência.. e é isto que tem acontecido por todo o Mundo neste momento (nos anos 30 nos EUA aconteceu uma situação similar). Claro que não foram as pessoas que foram levantar o seu dinheiro, mas os Bancos - que emprestam dinheiro uns aos outros que começaram a reclamar o seu dinheiro, porque os seus clientes não pagam os empréstimos.

Esta é a primeira consequência do sistema bancário. Assenta no risco e no cumprimento das responsabilidades de todos nós.

Agora vamos pensar um pouco noutro pormenor. Primeiro, imaginem todo o dinheiro que está em circulação em Portugal. Este dinheiro circula por todos nós e principalmente pelas contas bancárias. Agora vamos somar todo o dinheiro em circulação, mais os juros que se devem aos Bancos. Se formos bem a ver esta soma de dinheiro NÃO EXISTE em circulação! Ou seja, os Bancos exigem dinheiro que não existe (ainda).

Como é que esta situação se resolve, perguntam vocês? Fácil, "fabrica-se" mais dinheiro (no nosso caso a mando do BCE) para, supostamente, repôr o equilibrio.

Ponto 1 - Aqui já se nota que isto é um ciclo vicioso - o equilibrio rapidamente será detiorar novamente. Será novamente necessário injectar mais dinheiro nas economias.

Ponto 2 - A partir do momento que é injectado mais dinheiro nas economias, o que existia anteriormente perde uma pequena fracção do seu valor. E adivinhem qual é o nome pelo qual todos conhecemos este fenómeno de desvalorização? INFLAÇÃO!! Na realidade, não são as coisas que ficam mais caras, mas o dinheiro que vale menos...

Resumindo, todos os dias temos de trabalhar para sobreviver e sustentar os nossos "luxos". Muitas das vezes nesta caminhada, temos de contrair empréstimos para comprar carro, casa, etc. E tudo isto implica que estamos a alimentar um sistema económico dissumulado que nos escraviza sem que tenhamos essa noção. Somos escravos da economia mundial.

Neste caso particular, tenho interesse em saber o que vocês pensam, ou se já se tinham apercebido desta teia em que todos estamos presos.

Sem comentários:

...

Related Posts with Thumbnails