A parte mais díficil neste trabalho é avaliar os alunos, ou melhor, dar-lhes uma nota no final do semestre. Díficil porque há alunos que o dificultam... isto vai desde a copiarem projectos e não o admitirem a se colarem ao colega à espera que a nota no final seja igual para os dois.
Em relação a cópias de projectos, este semestre introduzi um software de detecção de plágio que detectou todos os casos existentes. Acabou-se o tempo em que lá por terem professores diferentes que a coisa até passava, porque é realmente dificil estar a cruzar 80 projectos de professores distintos manualmente. 5 cópias e ainda houve a tentativa de dois índividuos me convencerem que 1300 linhas de código idênticas entre dois projectos terem sido obra do acaso! Tive de levantar a voz.. lol
Quanto aos que se "colam" ao colega, esses são apanhados nas discussões. Respostas como "Não tenho a certeza...", "Acho que...", "Não sei o que é isso..." para mim fazem soar o alarme! Aperta-se um bocadinho e cedem.
Mas eu até sou um professor que os aviso das coisas atempadamente a ver se mesmo assim se se conseguem inteirar do trabalho que o colega fez e me mostrar que merecem ir a exame. Senão vejamos as mensagens que lhes deixei (neste dia estava muito divertido):
Carissimos,
Como aparenta ser moda, as minhas discussões também serão dias 1 e 2 de Julho. Assim a grande maioria de vós poderá partilhar as suas alegrias e tristezas, decorrentes das próprias discussões.
Deixo em anexo a lista dos alunos que estão convocados para as discussões, com a data e hora de cada uma. O critério foi simples: curso e depois a ordem dos grupos que tinha desde o ínicio do semestre da avaliação dos laboratórios.
As discussões decorrerão no meu gabinete F266, mais conhecido por "sala da tortura". Deverão estar presentes 10min antes da hora marcada, bem dispostos e muitíssimo bem preparados.
Se entregaram projecto, verifiquem se o vosso nome consta da lista. Verifiquei muitas vezes (ok, foram só duas...) e não havia mais projecto nenhum no Moodle. Se cometi algum lapso, tenham a amabilidade de me corrigir até esta 6ª-feira.
Relembro as notas que vão juntamente com a lista:
Aviso desde já que as discussões, embora com todos os elementos do grupo presentes, serão com perguntas individualizadas e com reprodução de código. Se porventura detectar a fraca (ou nula) compreensão do projecto entregue e/ou a não compreensão da matéria aplicada, isto resultará na não aprovação do projecto. Resumindo, quem demonstrar (qualquer um dos elementos do grupo) que não é capaz de fazer o projecto entregue, chumbará. Se houve casos em que os alunos se desdobraram entre dois projectos (que eu sei que acontece), então o que "fez menos" que estude bem o projecto e mostre que seria capaz de ter uma participação mais activa e que sabe tudo o que está lá feito.
- Discussões têm a duração máxima de 30min.
- Quem não comparecer à discussão, terá avaliação de 0 (zero) no projecto.
- Algum impedimento, devidamente justificado, em relação a estas datas será resolvido pontualmente contactando o professor até 6ª-Feira, dia 27 Junho. A partir daí, estas datas tornam-se definitivas.
Boa sorte é o que vos posso desejar
Mesmo assim, alguns optaram por ignorar o aviso e espalharam-se nas discussões... Pro ano há mais.
Com isto tudo não tenciono mostrar que sou um poço de virtudes e que não tenha feito aquilo que estou a condenar neste momento, nada disso! Apenas copiei uma vez um trabalho de estatística com o meu colega. Resultado: fomos apanhados! Tinhamos tido imenso trabalho a mudar o tipo de letra e as cores dos graficos... LOL Mas o destino traiu-nos e aparentemente o trabalho que tinhamos copiado, tinha a introdução do ano anterior (ou seja tinha sido copiado por um do ano anterior!!!) e não houve nada a fazer. O meu 18 foi com o caralho, mas aprendi a lição... da próxima vez temos de olhar para o enunciado do trabalho! LOL Não! Errado! Copiar é feio!! :) Mas nunca copiei mais nada.. e acho que o pior é copiar um trabalho de uma matéria que é uma competência base de um Eng. Informático - a Programação. Estatistica ainda vai, na minha opinião.. já que de percentis e distribuições de Poisson não vivemos nós.
Colar-me? Sim, também me colei uma vez. Mas na discussão respondi a tudo o que o homem me perguntou e se não fosse um preguiçoso (aliás, nesse semestre fui 2 semanas às aulas! lol) tinha feito o projecto sem dificuldade alguma.
Resumindo, tudo tende a encontrar um equilibrio. Já que a ministra da educação está a facilitar todo o percurso até ao ensino superior, cabe a mim repor o equilibrio e dificultá-lo aqui. Pode não parecer, mas isto é para o bem deles e para que sejam bons naquilo que vierem a fazer no seu futuro. Com o Bolonha 3 anos não são nada para prepará-los e o que eles fizerem tem de ser bem feito! É isto que eu penso...
4 comentários:
"cabe a mim repor o equilibrio e dificultá-lo aqui" Porra! Tens mm a PDM que é como quem diz PUTA DA MANIA! lol*
És tão querida... lol
Eu não pretendo dificultar a vida a ninguém se eles se aplicarem minimamente e merecerem passar. Caso contrário, sim e admito-o sem problemas.
"...cabe a mim repor o equilibrio e dificultá-lo aqui."
Caro colega, companheiro de luta laboral, não posso deixar de concordar ctg!!! É isso mesmo, já que eu no nível mais baixinho não os (alunos) consigo segurar(as leis da Sr Ministra não deixam, daasssee) segura-os ai e mantem o equilibrio!!!:))) Quer-se dizer nós de-mos o litro e agora é assim fácil!??? Tá mal!!!:)))
Encontrei finalmente alguem que me entende!!!!!:) EHeheheheh!!!
THE PROBLEMS AND THE TROUBLES!!!!!!!!:P
Mai nada!
Estamos juntos nesta luta, cara colega! ;)
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