O fim da passada semana teve o seu quê de engraçado: discussões de projectos dos alunos. Acho sempre esta parte do semestre tão engraçada, como frustrante. Em primeiro lugar frustrante porque passo o semestre todo preocupado com que aquela gente aprenda, fazendo o meu trabalho e o dos outros, para depois no fim alguns se armem em espertos e copiem os projectos. Vale a pena por aqueles que no fim até se superam e me surpreendem pela positiva...
A parte engraçada vem com os tipos que me entram pelo gabinete dentro, que supostamente são meus alunos, mas que eu nunca os vi na vida!! Está bem que no meu tempo também tive uma situação ou outra, mas no último mês do semestre dava-me a conheçer :)
Não sei se estes tipos são burros, ou me acham burro. Chegam, cumprimentamo-nos e... let the show begin! De ínicio até os deixo pensar que vão levar a sua avante, deixo-os vender a sua mentira durante um bocadinho enquanto me divirto com a sua linguagem corporal e como se fosse a primeira vez que estivessem a utilizar aquele programa (que supostamente eles desenvolveram!!).. Passado um bocadinho, e como há mais fregueses à porta à espera, vamos lá acabar com esta fantochada. Neste momento há diferentes abordagens a tomar: para alguns basta "Então expliquem-me lá este código". Começam a apontar para o monitor, o dedo treme, saiem calinadas que nem eles próprios se apercebem e eles cavam o seu próprio buraco. Estes são fáceis de chumbar! Depois existem aqueles que decoraram o projecto inteiro, respondem a muitas coisas, mas basta pedir para reproduzirem uma porção do código, que vê-se que não percebem nada daquilo e são incapazes de produzir aquilo que entregaram. Estes são aqueles que eu sei que copiaram, mas não sei de onde (alguns, sim porque eu tenho toupeiras infiltradas nesta mafia ;) )!
Finalmente há os que me entregam projectos idênticos, chegando ao cúmulo de estar a discutir um projecto e.. não é que o que veio a seguir era uma cópia integral?! Isto é inacreditável, quando os próprios alunos escolheram a hora e o dia da discussão!
Enfim, parabéns aos que se esforçaram e vão passar e aos que cumbaram para o ano há mais. Pergunto aos últimos: e o burro sou eu?!
1 comentário:
Good old days, bro ;)
Enviar um comentário