É gratificante acabar uma aula com um sorriso nos lábios (mesmo tendo sido dada às 8 e meia da manhã com 4 horas de sono!).. Conseguir que os alunos se divirtam eles também e que o sorriso deles seja o mesmo no final da aula.
Ser professor não pode ser apenas transmitir conhecimento, é interagir com os alunos, incentivar a discussão de ideias, brincar com eles, compreender as dificuldade de cada indivíduo e tentar explicar as coisas de formas diferentes. Só assim se atinge um ensino pleno.
Também é triste que uma profissão que ora foi muito prestigiante, hoje em dia ande pelas ruas da amargura, muito por culpa do estado que é o primeiro a desvalorizar os docentes deste país e as condições em que muitos trabalham. Embora seja docente do ensino superior e não sinta na pele o que muitos outros (do ciclo e secundário) têm que passar, não posso deixar de estar solidário e lamentar as situações a que são sujeitos. Um professor que não se sinta bem, nunca poderá ser um bom professor. E isto é mau para todos... Soluções? Existem pessoas que são pagas (e bem!) para resolver estes problemas. Trabalhem!!
No fundo os professores são a ignição dos motores da nação. São eles que nos ensinam a ler a escrever, que nos transmitem competências. São eles que formam engenheiros, médicos, investigadores, técnicos, psicólogos, etc. e até futuros professores. Sem eles os países não avançam.
Independentemente de vir a continuar a ser professor, ou não, o que gostava de dizer é que se são alunos respeitem a pessoa que está diante de vós e tirem o melhor partido dela. Se são professores, orgulhem-se de todos os dias contribuirem para vidas melhores e um país melhor. E que ambos sejam ambiciosos e bons no que fazem que tudo valerá a pena!
Nunca esqueçemos os bons alunos/professores que tivemos e isso diz tudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário